O Letramento Digital está ligado com o exercício de nossa cidadania em sua plenitude. Você sabe o que é Letramento Digital?

Autor: Simone Spiandorello

Do ponto de vista prático o letramento digital é saber usar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), seja para realizar seu trabalho, para os estudos ou para fazer uso social dessas tecnologias. Embora correto, esse pensamento abrevia o significado de letramento digital e de sua relação com a construção do saber e a democratização do conhecimento.

O letramento digital não se restringe a conhecer e usar um computador e seus programas, ele inclui a habilidade de construir sentido a partir de textos, que além das palavras, usam imagens, sons, hiperlinks, tudo em um mesmo plano. O letramento digital inclui também, a capacidade para localizar, identificar, filtrar, avaliar e selecionar criticamente as informações disponíveis no universo eletrônico, além do domínio das regras de interação e comunicação com outras pessoas ou grupos, sejam eles, formais ou informais.


Em relação ao letramento tradicional, o digital requer o desenvolvimento de outras estruturas cognitivas, que permitem aos letrados digitais exercerem práticas de leitura e de escrita na tela, que são diferentes daquelas exercidas na leitura e escrita em papel.


Outro importante papel do letramento digital é seu enorme potencial para a inclusão. Desenvolver o letramento digital permite a uma pessoa ou comunidade, reformular conhecimentos, criativamente, expressa-los adequadamente, produzindo e gerando informação em lugar de, unicamente, compreendê-la.


O letramento digital potencializa a geração e compartilhamento de conhecimento entre pessoas ou grupos, seja porque amplia as oportunidades de comunicação ou porque democratiza o acesso. O monitor do computador e a tela do smartphone viraram os novos “espaços” de escrita e de construção de significados, e impulsionaram mudanças nas
interações entre escritor e leitor, e até entre o ser humano e o conhecimento.


O fato é que, na sociedade em que vivemos, exercer nossa cidadania em sua plenitude requer não apenas o letramento tradicional, mas também o digital.

Filtros

Mediação e conciliação nos Núcleos Especiais Criminais – Entrevista com o Dr. Lauro M. M. de Almeida

A mediação e a conciliação também se aplicam a processos criminais? Sim, aos casos de crimes de menor potencial ofensivo, claro, inclusive, em 2016 o decreto nº 61.974 criou os Núcleos Especiais Criminais – NECRIMs e a Central de Núcleos Especiais Criminais que se configuram como um programa de Justiça Restaurativa e uma proposta de política criminal com base na Escola de Chicago, que faz parte do grupo das teorias do consenso…

Continuar leitura

Mediação no trabalho e no atendimento bancário

Quando pensamos em atividades bancárias, a maioria das pessoas pensa em grandes dificuldades, em rotinas operacionais, muitos números e contas complexas.

Podemos dizer que a atividade bancária requer conhecimento em produtos do mercado financeiro, capacidade analítica, conceitos de matemática financeira, organização, controle entre outras habilidades técnicas. Só que o mais importante em um ambiente bancário são as pessoas

Continuar leitura

A Mediação no Mundo do Trabalho

Questões trabalhistas certamente estão no topo da lista dos problemas que tiram o sono tanto de pequenos e médios empreendedores, quanto de grandes empresários. A mediação no âmbito trabalhista possibilita que o trabalhador e empregador se entendam e que posteriormente recorram à Justiça apenas para a devida homologação do acordo havido entre as partes.

Continuar leitura